quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Postado por Julia Salomão às 06:17
Canal do Intercâmbio

Depois de fazer intercâmbio de um mês no Canadá, fiquei morrendo de vontade de voltar pra lá. E também de conhecer outros países. Vontade não falta! O meu maior obstáculo, que acredito ser o de muita gente, é a falta de grana. 
Na época em que voltei do Canadá, tranquei a faculdade de Administração e precisava escolher qual seria o meu novo curso. Pelo fato de ter que começar do zero de novo, somado à minha vontade de voltar, é que pensei em fazer uma faculdade no exterior. Mas, de um modo geral, essa façanha é muito, muito cara para estrangeiros. 
Foi aí então que eu comecei a pesquisar sobre bolsas de estudo. O engraçado é que pouca gente tem informação sobre isso. Eu mesma não fazia ideia de quantas instituições concedem bolsas!
Por isso, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa na internet. Não vale ter preguiça!
Pra ajudar, eu trouxe um lista com muitas, muitas opções:



1) BOLSAS CONCENDIDAS POR ENTIDADES OFICIAIS BRASILEIRAS
Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - agência de fomento do governo federal -, oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior. Geralmente os candidatos estão vinculado a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pós-graduação.
Mais informações:
 http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior
CNPq
Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financia bolsas para doutorado sanduíche e e doutorado pleno no exterior.
Mais informações:
 http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13
Ciência sem Fronteiras
Até 2015, o programa pretende conceder mais de 45 mil bolsas de pós-graduação para os brasileiros. Para o doutorado sanduíche (parcial), e o doutorado pleno, em muitas universidades estrangeiras, o candidato interessado pode conseguir a bolsa apenas com o diploma de graduação.
Mais informações:
 http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/pos-graduacao-doutorado
Fapesp
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também oferece auxílio para a realização de estágios de pesquisa para bolsistas de pós-doutorado.
Mais informações:
 http://www.fapesp.br/bolsas

2) BOLSAS CONCEDIDAS POR FUNDAÇÕES, INSTITUTOS E ONG´s NACIONAIS
Fundação Estudar
Criada em 1991, a Estudar concede bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado no exterior. Em mais de 20 anos de atuação, a fundação já concedeu cerca de 500 bolsas de estudo.
Mais informações: http://www.estudar.org.br/programadebolsas/
Fundação Lemann
O Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas de estudos parciais e integrais em universidades de ponta, como Harvard e Stanford. Nos últimos sete anos, o programa já auxiliou quase 100 candidatos. Tem como foco profissionais e pesquisadores com bom desempenho acadêmico.
Mais informações: http://www.fundacaolemann.org.br/fellowship/
Instituto Ling
Sediado em Porto Alegre, o Ling já já distribuiu, através de seus programas, 178 bolsas de estudo de pós-graduação em conceituadas universidades do mundo.
Mais informações: http://www.institutoling.org.br/?page_id=55


3) BOLSAS CONCEDIDAS POR INSTITUTOS E GOVERNOS ESTRANGEIROS
Grã-Bretanha
As bolsas Chevening financiam bolsas de mestrado nas universidades britânicas. O programa também incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes.
Mais informações: http://www.chevening.org/brazil/
A Universidade de Newcastle ofere bolsas exclusivas para brasileiros interessados em cursar a pós-graduação na Inglaterra. A seleção para este ano se encerra no dia 30 de junho.
Mais informações: 
http://www.ncl.ac.uk/postgraduate/funding/search/list/brazil
Estados Unidos
A Education USA - fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos -, consolida e disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros.
Mais informações: http://www.educationusa.org.br/site/agenda/internas.php
A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. No programa de de doutorado parcial, estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.
Mais informações: 
http://www.fulbright.org.br/content/view/11/70/
Holanda
Centraliza as opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas. Também detalha as fontes de financiamento para que tem interesse em estudar na Holanda.
Mais informações: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/bolsas-institucionais/grantfinder
Suiça
O Governo Suíço oferece bolsas para estudos de pós-graduação exclusivas para brasileiros. São auxílios para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Próxima seleção ocorre em agosto.
Mais informações: http://www.eda.admin.ch/eda/pt/home/reps/sameri/vbra/cgsao/brasci/brauni.html
Alemanha
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para cursos de mestrado e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, açlém de especialização em música, artes, desing, artes cências, arquitetura e cinema.
Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html
Austrália
Disponibiliza bolsas e auxílios para estudos no exterior. Com o programa de bolsas da Endeavour é possível fazer o mestrado e o doutorado em instituições australianas. A seleção deste ano finaliza no dia 30 de junho.
Mais informações: http://www.innovation.gov.au/InternationalEducation/Endeavour
Bélgica
Com o programa Vlir-Uos, candidatos brasileiros podem fazer mestrado, estágios ou pesquisas de curta duração em instituições belgas.
Mais informações: http://www.scholarships.vliruos.be/en/countries/LandDetail?cl=3845
China
O governo chinês, através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, disponibiliza anualmente bolsas integrais para estudos no nível de pós-graduação.
Mais informações: http://br.china-embassy.org/por/whjl/t1010372.htm
Malásia
O programa internacional de bolsas do governo da Malásia busca atrair profissionais de nível de pós-graduaçaõ ao país. Tem como prioridade áreas como Engenharia, Agricultura, Tecnologia da Informação, Saúde e Biologia.
Mais informações:
 https://payloan.mohe.gov.my/INTER/
Dinamarca
Existe uma séria de programas que oferece subsídios públicos para financiamento de cursos de pós-graduação no país.
Mais informações:
 http://www.udiverden.dk/Default.aspx?ID=4729
França
A agência oficial de promoção do ensino superior francês consolida a oferta de bolsas e oportunidades de estudos no país. O programa Eiffel é Uma das possibilidades de bolsa para brasileiros.
Mais informações:
 http://www.bresil.campusfrance.org/node/6585
Hungria
A Fundação Tempus administra programas de cooperação internacional na área de educação. É possível conseguir financiamento para realização de estudos em nível de pós-graduação.
Mais informações: 
http://english.tpf.hu/
Taiwan
O Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do governo de Taiwan disponibiliza bolsas integrais para estudos de pós-graduação no país.
Mais informações: 
http://www.icdf.org.tw/ct.asp?xItem=12505&CtNode=30316&mp=2
Espanha
As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação española para estudos no nível de pós-graduação. Existem bolsas, inclusive, para que está no último ano da graduação.
Mais informações: 
http://www.becasmae.es
Itália
O Ministério das Relações Exteriores italiano concede bolsas de estudo para brasileiros cursarem a pós-graduação no país.
Mais informações:
 http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Stranieri
Japão
O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas para pesquisa e cursos profissionalizantes, por exemplo.
Mais informações:
 http://www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.html
Nova Zelândia
O governo da Nova Zelândia seleciona candidatos em nível de doutorado para bolsas integrais no país. As inscrições para os interessados se encerram no dia 15 de julho.
Mais informações:
 http://www.newzealandeducated.com/int/en/institutions_courses
Canadá
O programa de bolsas internacionais disponibiliza uma série de programas para candidatos brasileiros interessados fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá.
Mais informações: 
https://w01.scholarships-bourses.gc.ca/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng
O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.
Mais informações:
 http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm
Rússia
A Aliança Russa, representante oficial das universidades da Rússia no Brasil, oferece bolsas para cursos de mestrado.
Mais informações:
 http://www.aliancarussa.com.br/site/

4) OUTRAS
Fundação Carolina
O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.
Mais informações: 
http://gestion.fundacioncarolina.es
Fundação Beca
Baseada no México, a fundação oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.
Mais informações: 
http://www.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php
Erasmus Mundus
Programa criado pela União Europeia, o Mundus oferece bolsas integrais para realização de cursos de mestrado e doutorado.
Mais informações: 
http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus


5) BLOGS SOBRE BOLSAS E INTERCÂMBIO
Partiu Intercâmbio
http://partiuintercambio.org/

Estudar Fora
http://www.estudarfora.org.br/bolsas-de-estudos/

Canal do Intercâmbio
http://canaldointercambio.com/2014/04/estudar-nas-melhores-universidades-mundo/

Além de todas essas opções, você pode pesquisar diretamente no site da instituição em que deseja estudar. A maioria desses sites tem uma página exclusiva dedicada a bolsas de estudo. Muitas oferecem bolsa por mérito, o que significa que você precisaria arcar com os custos regulares da faculdade e possivelmente concorrer a uma bolsa, dependendo do seu desempenho acadêmico. Já outras oferecem "entrance scholarships", que são bolsas que já valem a partir do momento em que você entra na instituição, e para isso levam em consideração suas condições financeiras e/ou seu desempenho acadêmico no ensino médio.
E, como eu havia dito anteriormente, muita gente nem sequer sabe que essas bolsas existem. E quando alguém ouve algo a respeito, acha que é algo impossível. E não é! A melhor maneira de ganhar uma bolsa de estudo é se inscrevendo pra uma. Ou várias. Vale a pena pesquisar com calma e saber quais são os critérios considerados para a concessão de cada bolsa. Muitas vezes você se encaixa em algum deles e nem sabe!
Força e boa sorte!

Créditos: IUPERJ


0 comentários:

Postar um comentário

 

Amor e etc Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review